segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Oleo de Sucupira

Potencial fitoterápico de uso em inflamações, dores e para aqueles que se sentem abalados por intenso sofrimento.

Inúmeros estudos científicos têm demonstrado que moléculas presentes no óleo essencial de sucupira possui forte atividade anti-cancerígena e anti-inflamatória. A maioria destes estudos são desconhecidos e é dada pouca atenção ao enorme potencial fitoterápico inerente a esta planta. 
Aspectos sutis e energéticos: 
A sucupira faz parte da mesma família do feijão. É uma árvore de porte médio, de 8 a 16 metros, de copa piramidal rala, que nasce em terrenos secos e arenosos e que ajuda na melhoria dos solos devido a realizar um processo de simbiose com bactérias que fixam o nitrogênio da atmosfera.
Para resistir à seca, a sucupira forma em suas raízes nódulos de expansão como reserva de água em formato de batatas.
O seu óleo essencial concentra-se apenas nas sementes com a função de inibir sua germinação até a época de chuva intensa, além de atuar na sua proteção contra insetos. As sementes são protegidas por uma dura couraça e a grande concentração de óleo e resina em seu interior evita sua desidratação e morte sob o intenso sol do cerrado.
O óleo da sucupira possui características calmantes e ansiolíticas, tranquilidade esta necessária para a sobrevivência de uma árvore que nasce em lugares tão estressantes, principalmente em se tratando de disponibilidade de água. Sua resistência à falta de água mostra uma capacidade “emocional” de saber lidar com os aspectos áridos da vida. 
Indicado para aqueles abalados por intenso sofrimento neste mundo, que tem que conviver com pessoas ríspidas, sem carinho ou emotividade, tornando-se por vezes pessoas tristes, feridas e amarguradas, que não deixam fluir mais as emoções de forma natural. Nestes casos, as mágoas e ressentimentos guardados são somatizados na forma de couraças e nódulos emocionais, que fisicamente podem se manifestar na forma de tumores e câncer.
Indicações estéticas:
- Regeneração e rejuvenescimento da pele + 
- Ação anti-acne e antisséptica da pele
Indicações terapêuticas:
- Anti-histamínico (útil em asma e alergias de pele e respiratórias) + 
- Antiinflamatório útil em bursites, artrites e reumatismos +++
- Fibromialgia ++
- Analgésico moderado, útil em tendinites, contusões e distensões musculares ++
- Antiespasmódico (cólicas menstruais e de outros tipos) ++
- Antiulcerativo e gastroprotetor ++
- Cicatrizante útil em feridas e queimaduras +++ 
- Útil em gengivite (sangramento das gengivas) ++
- Anticancerígeno +++
- Calmante suave
- Antimicrobial
Fonte: LASZLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário